18 de mai. de 2010

Eventos Livraria e Editora Del Rey: Noite de Autógrafos e Lançamentos (18/05/10)

Lançamento Livraria e Editora Del Rey - 27 de maio

A Editora Del Rey convida a todos para o Lançamento do Livro Federação e Federalismo, da autora Wilba Lúcia Maia Bernardes.

Data: 27/05
Horário:
a partir das 18h30
Local:
Loja Livraria Del Rey Aimorés, rua Aimorés, 612, Funcionários, BH/MG.
Mais informações: Tel. 3273-2066.


Wilba Lúcia Maia Bernardes foi minha aluna de Direito Constitucional na “Milton Campos” na década de 80. Viva, inteligente, dedicada ao Direito Público, já mostrava, nos bancos da Faculdade, o seu dom da expositora e de escritora.

Ei-la
Mestre e Doutora em Direito Constitucional pela UFMG; e, na PUC Minas, competente professora desse ramo básico do Direito, do qual todos os outros, direta ou indiretamente, derivam.

Agora, Wilba Lúcia traz aos nossos leitores o seu livro Federação e Federalismo, contendo uma análise técnico-jurídico-política, com base na superação do Estado Nacional e no contexto do Estado Democrático de Direito.

A obra, fruto de sua brilhante dissertação de doutorado na UFMG, apresenta um sumário, que nos chama imediatamente à leitura inteira do texto. Os temas são superlativamente atuais no mundo político-jurídico do qual não podemos fugir: Sociedade e Federalismo, Federalismo e Federação, Estado Nacional, Federalismo Dualista, Federalismo Cooperativo, Novos Federalismos e Estado Democrático de Direito.

A autora, em sua conclusão, proclama: “Que venham novas experiências federativas com base nesse federalismo aberto que nos permitam superar os déficits democráticos que tanto nos têm angustiado”.


A leitura do Livro Federação e Federalismo, obra de Wilba Lúcia Maia Bernardes é enriquecedora e indispensável aos estudiosos da Teoria do Estado, do Direito Constitucional e da Ciência Política.

Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza
Da Academia Mineira de Letras Jurídicas


Lançamento Livraria e Editora Del Rey - 28 de maio

A Editora Del Rey convida a todos para o Lançamento do Livro Associações Civis, do autor Wendel de Brito Lemos Teixeira

Data:
28 de maio de 2010
Horário: a partir das 20h
Local:
Livraria Jurídica universal. Uberlândia - MG
Informações: (34) 3235-0383

Prefácio: Fernando Rodrigues Martins

O Livro Associações Civis, do autor Wendel de Brito Lemos Teixeira, supre uma grande lacuna das letras jurídicas brasileiras sobre um dos principais temas do Direito Privado: as associações civis.


As associações civis tem tratamento privilegiado na Constituição da República e em praticamente todos os ordenamentos jurídicos democráticos, possuindo significativa relevância na vida das pessoas por meio das mais variadas formas: entidades beneficentes ou filantrópicas, creches, APAES, hospitais sem fins lucrativos, hospícios, asilos, orfanatos, clubes, profissionais (advogados, magistrados, ministério público, médicos, policiais, odontólogos etc.), fraternidade, maçonaria, academias científicas, literárias, musicais ou artísticas, de defesa do consumidor, produtores rurais, de bairro, de moradores, sindicatos, comercial e industrial, de teatro, empresas de um determinado setor, suinocultores, pecuaristas, organizações não governamentais (ONGs), dentre inúmeras outras.



Apesar da importância ímpar, as associações não tiveram por parte dos civilistas o seu merecido estudo, o que vem a ser reparado com esta obra.


Wendel de Brito Lemos Teixeira, no presente trabalho - com muito brilho - discorre sobre importantes aspectos históricos das associações civis, abordando o tratamento legal de tais pessoas jurídicas no Direito Comparado, dissertando de maneira didática e profunda sobre conceito, importância, características, classificações, estatutos sociais, associados, eleições, in(aplicação) do Código de Defesa do Consumidor nas relações estatutárias, responsabilidade civil, dissolução, dentre outros inúmeros temas.



Lançamento Livraria e Editora Del Rey - 12 de junho


A Editora Del Rey convida a todos para o Lançamento do Livro Direito Público, das autoras Wilba Lúcia Maia Bernardes, Glenda Rose Gonçalves Chaves, a partir das 10h.

Data: 28/05
Horário:
a partir das 20h
Local:
Loja Livraria Del Rey Aimorés, rua Aimorés, 612, Funcionários, BH/MG.
Mais informações: Tel. 3273-2066.


O livro Direito Público contém os trabalhos de 22 autores que integram o corpo docente e discente da PUC Minas Virtual, na comemoração dos seus 10 anos. O variado temário trata da Teoria Geral do Direito, da Hermenêutica Jurídica, do Direito Constitucional, do Direito Administrativo, do Direito Tributário, do Direito Urbanístico, do Controle Judicial dos Atos Administrativos e do Direito Comunitário na União Européia. Em todos os temas percebe-se a necessidade de se (re)discutir e (re)definir o papel do Estado e da Sociedade.


Noite de Autógrafos – 20 de maio

A Editora Del Rey convida para a noite de autógrafos da atualizadora e Professora Juliana Horta a 5ª Edição do livro Direito Constitucional, do Professor Raul Machado Horta.

Data: 20/05
Horário:
a partir das 18h30
Local:
Loja Livraria Del Rey Aimorés, rua Aimorés, 612, Funcionários, BH/MG.
Mais informações: Tel. 3273-2066

Atualizada com notas de rodapé pela professora Juliana Campos Horta

Poucos no mundo jurídico merecem tão importante título: Jurisconsulto. Estudioso das ciências jurídicas há muitos, sérios e competentes; profissionais do Direito contam-se aos milhares, e muitos são mesmo proficientes, zelosos e éticos; professores das letras jurídicas são tantos outros e, em grande parte, dedicados e didatas; julgadores dotados de bom senso, cultura e honestidade, graças a Deus, existem em grande quantidade. Porém jurisconsultos, como um Lafayette, um Clovis, um Amilcar de Castro, um Pontes de Miranda, um Miguel Reale, um Pedro Lessa, não são muitos. São Poucos. E Raul Machado Horta é um jurisconsulto, na inteira acepção do título. Um sábio do Direito.

0 comentários:

Postar um comentário